Subcomissão 4 - “Modelação e Objetos”

 

Presidente: Eng.º António Ruivo Meireles

 

Objetivos

 A Subcomissão 4 pretende criar uma referência única do nível de desenvolvimento (geométrico e não geométrico) de um modelo versus os outputs que se pretendem obter do mesmo. Assim sendo será desenvolvida uma matriz de duas saídas: LOD (para nível de detalhe) e o LOM (para nível de meta-informação); por nível de estrutura de trabalhos de um projeto/obra, fase e objetivos do mesmo.

 

A partir desta matriz o utilizador define a fase do ciclo de vida do empreendimento, o fim para o qual deseja o modelo e é proposto um nível de LOD e LOM nos quais esteja identificado de forma clara o nível de detalhe geométrico e as propriedades não geométricas que devem ser preenchidas.

Esta matriz representa ainda uma estrutura base para dicionários de objetos e suas propriedades, que serão especialmente importantes para o trabalho a desenvolver no Working group 4 do CEN/TC442. Este Working Group irá desenvolver um dicionário europeu de objetos BIM, o qual deverá ter como base a nível nacional o trabalho a desenvolver nesta Subcomissão.

Desta forma contribuir-se-á para a educação do setor e para uma abordagem ao BIM racional e eficiente do ponto de vista económico, maximizando o retorno do investimento dos profissionais.

 A par destes desenvolvimentos, a SC4 acompanhará o Working Group 4 do CEN/TC442, que focará em especial os Information Delivery Manuals (IDM).

 

 

Plano de Trabalhos

Com base nos objetivos definidos, a Subcomissão 4 prevê os seguintes desenvolvimentos para 2016:

- Estudar sistemas de classificação internacionais que sirvam de estrutura à matriz de decisão e selecionar aquele que nos dê maior garantia de não provocar resistência dos profissionais do setor e por outro lado maturidade e estabilidade de forma a não sofrer alterações durante a execução do projeto (ex.:  Omniclass, Uniclass2 e ISO12006);

- Estudar documentos internacionais sobre o LOD e LOM (ex.: BIMForum USA, NATSPEC e o COBIE);

- Definir template para a matriz de decisão tendo por base a fase do ciclo de vida e os objetivos do modelo;

- Apresentar conclusões à CT e validar as opções sobre a estrutura da matriz com voluntários da CT que pretendam participar na fase de definição;

- Definir, para cada serviço do sistema de classificação, os diferentes níveis de LOD e LOM e a correlação com o fim a que se destina cada nível (devendo ser abordado todo o ciclo de vida de um empreendimento);

 

 

Resultados já Atingidos

No seguinte link pode encontrar alguns dos resultados já atingidos e que dizem respeito à primeira fase de desenvolvimento: 

https://drive.google.com/drive/folders/0B1hdnRcRR5YHQ3FzSUVLaGxHSkk?usp=sharing