Subcomissão 1 - “Maturidade e Plano de Ação”

 

Presidente: Prof. Francisco Teixeira Bastos

 

Objetivos

 

Esta Subcomissão terá como principal missão o desenvolvimento de um plano de maturidade semelhante ao proposto pela British Standards Institution (BSI) na sua norma PAS1192-2, enquadrando as necessidades e níveis de maturidade da implementação BIM na indústria. O plano a desenvolver deverá ser capaz de integrar os diversos deliverables da CT 197, enquadrando-os numa lógica de implementação progressiva da normalização produzida (normas e instrumentos). 

Nesse sentido, terá um papel importante na auscultação da CT 197 e seus membros, principalmente através de workshops, de focus groups e da indústria.

A par destes desenvolvimentos, a SC1 acompanhará o Working Group 1 do CEN/TC442, que focará as ações de “Strategy and Planning”.

 

Plano de Trabalhos

 

Em termos de Maturidade e Plano de Ação, no ano de 2016 será feito um levantamento dos agentes envolvidos na indústria AEC e definidos os seus potenciais interesses no BIM. Seguidamente será levada a cabo uma análise mais concreta dos planos de ação e maturidade BIM internacionais existentes, dando especial atenção à norma britânica PAS1192. Pretende-se, desta forma, definir o quadro de implementação BIM e suas principais condicionantes.

Com base na análise preliminar desenvolvida serão organizados workshops (focus groups) com especialistas, no sentido de identificar prioridades, desafios e oportunidades. Com base neste estudo será então proposta uma grelha de maturidade, baseada em critérios identificados como relevantes para a avaliação da maturidade BIM. Esta grelha suportará a definição do plano de ação que deverá estar alinhado com os critérios identificados como relevantes.

No âmbito desta subcomissão serão ainda definidos alinhamentos para formação BIM, que deverão estar enraizados nos trabalhos da CT e orientados de acordo com o Plano de Ação BIM.