No passado dia 22 de março, decorreu na Ordem dos Engenheiros a Conferência “Construção 4.0”, que debateu o desafio da digitalização da Construção e a Engenharia no contexto da Indústria 4.0. Esta conferência teve como referência a 4ª revolução industrial, designada por “Indústria 4.0”. Na indústria da construção, esta revolução é especialmente comprovada pelo avanço da digitalização na construção, que tem como principal protagonista a metodologia Building Information Modelling (BIM). Contudo, muitas outras mudanças consubstanciam esta revolução, como o surgimento e afirmação do Big Data, Internet of Things, realidade virtual e realidade aumentada, impressão 3D, simulação e automação avançada, ou robótica.

A CT 197-BIM participou nesta conferência através do Prof. António Aguiar Costa, que dinamizou a discussão em torno dos desafios futuros e o papel incontornável da normalização.

A Conferência “Construção 4.0” contou com a participação de diversos oradores nacionais e internacionais, entre os quais se realçam os convidados internacionais Michael Buehler, responsável pelo Departamento das Infraestruturas e Desenvolvimento Urbano do World Economic Forum, e Mark Bew, que entre outras responsabilidades é Chairman do UK BIM Task Group e principal responsável pela digitalização da construção promovida pelo Governo Inglês. 

A conferência foi organizada pelo Colégio de Engenharia Civil da Região Sul da Ordem dos Engenheiros e teve coordenação científica do Prof. António Aguiar Costa, sendo a iniciativa apoiada de forma inequívoca pelo Conselho Diretivo da Região Sul. O evento teve ainda o patrocínio de diversas entidades, o qual desde já agradecemos: Construsoft, Leica, Top Informática e Vortal.

Durante os dias 20 e 21 de Junho decorreu nas instalações do LNEC a reunião da Comissão de Normalização Europeia BIM, CEN/TC442, organizada pela CT197-BIM com o apoio do LNEC.

A reunião contou com cerca de 45 participantes de vários países e associações europeias. Entre as principais decisões esteve a apresentação e discussão dos  trabalhos dos diversos Grupos de Trabalho do TC e discussão em torno da ISO19650 e a sua futura adoção como EN. Esta poderá representar uma mudança considerável no futuro da indústria, que se alinhará progressivamente com a necessidade de digitalização e gestão da informação.

Nos próximos dias 20 e 21 de Junho a CT197 irá organizar a Reunião Plenária do CEN/TC442. Esta reunião irá decorrer no Grande Auditório do LNEC e terá a participação de cerca de 50 participantes de toda a Europa. 

Nesta reunião irão ser discutidos os últimos avanços no âmbito da Normalização Europeia, fazendo-se um ponto de situação relativamente a cada um dos Grupos de Trabalho da comissão CEN/TC442. 

No dia 20 de Junho ocorrerá ainda a reunião do Working Group 3 - Information Delivery Specifications.

A reunião será limitada a 3 participantes de cada Comissão Nacional.

 Em Reunião Plenária, a CT197 criou 4 Subcomissões Técnicas, organizadas da seguinte forma:

- Subcomissão 1 -  Plano de Ação e Maturidade

- Subcomissão 2 - Trocas e Requisitos de Informação

- Subcomissão 3 - Metodologias BIM

- Subcomissão 4 - Bibliotecas e Objetos BIM

Esta estruturação permitirá um melhor acompanhamento dos trabalhos do CEN/TC442 e permitirá um melhor planeamento e organização dos trabalhos a desenvolver. O IST garantirá a coordenação dos trabalhos e o alinhamento com o plano estratégico da CT.

 

Nos passados dias 27 e 28 de Maio a CT197 esteve presente na Reunião dos Grupos de Trabalho do CEN/TC442 e da ISO/TC59. A reunião decorreu nas instalações da AFNOR, Paris.

Estas reuniões tiveram como principal objetivo a discussão do plano de trabalhos de cada um dos grupos de trabalho do CEN/TC442. 

Nesta reunião houve reuniões dos 4 Working Groups do CEN/TC442:

- WG1 - Planning and Strategy, coordenado pelo Reino Unido;

- WG2 - Exchange Information, coordenado pela Alemanha

- WG3 - Information Delivery Specification, coordenado pela Austria

- WG4 - Data Dictionairies