Face aos desafios que surgem no âmbito da digitalização da construção e aos avanços que se têm feito sentir a nível internacional, é incontornável encarar a necessidade de desenvolver um corpo de conhecimento nacional que apoie a digitalização e suas repercussões na indústria.

 

Assim sendo, e no sentido de acelerar o desenvolvimento dos trabalhos no âmbito dos sistemas de classificação, modelação da informação e processos ao longo do ciclo de vida dos empreendimentos de construção, a CT 197 – BIM irá propor o desenvolvimento de Task Forces, com responsabilidade muito específica e duração limitada no tempo.

 

As CALLs a lançar numa primeira fase são as seguintes:

 

  • TASK FORCE “BEP”

 

Esta TF será responsável pelo desenvolvimento de uma versão final do Plano de Execução BIM, com base no draft já proposto pela Subcomissão 3, e pela preparação de uma Especificação Técnica IPQ. Esta especificação deve respeitar as Regras para a Normalização Portuguesa, disponibilizadas pelo IPQ.

 

  •  TASK FORCE “Contratação”

 

Esta TF será responsável pelo desenvolvimento de uma Adenda para apoio à contratação BIM. Esta Adenda terá como principal objetivo apoiar as entidades contratantes a contratar BIM, dando especial atenção à contratação pública. Esta TF deverá ainda avaliar a possibilidade de propor a publicação de uma Especificação Técnica IPQ com base na Adenda desenvolvida.

 

  • TASK FORCE “Terminologia”

 

Esta TF irá estruturar e organizar a Lista de Usos BIM e Glossário, com base no draft já preparado pela SC3. Será sua responsabilidade a preparação de uma versão final dos documentos e avaliação de potencial publicação no âmbito da Normalização Nacional.

 

  • TASK FORCE “Metodologia de Classificação”

 

Esta TF irá analisar a ISO12006 e com base nesta norma irá propor a definição metodológica para o sistema de classificação de informação nacional (adaptação da ISO 12006). Está em causa a definição dos tipos de informação a considerar, tabelas a considerar e respetivas codificações, etc. Na prática pretende-se definir as tabelas taxonómicas a desenvolver para o sistema de classificação de informação nacional e respetiva codificação. Esta TF deverá ainda preparar o documento que irá apoiar a publicação desta norma. Esta TF deverá trabalhar em colaboração com a SC2.

 

  •  TASK FORCE “Metodologia Objetos”

 

Esta TF irá propor a definição da metodologia para definição de estruturas de dados de objetos (Usos/Propriedades/LODs). Esta metodologia deverá apoiar a criação de bibliotecas e objetos, orientando a forma como a respetiva informação deve ser organizada.  Esta TF deverá trabalhar em colaboração com a SC4.

 

 

Regulamento das CALLS

 

  • As Calls terão a duração de 5 dias úteis, a contar da data de publicação do anúncio da Call;
  • Cada Task Force terá constituição limitada a 5 entidades, que demonstrem interesse e disponibilidade para desenvolver as atividades em causa, e será coordenada por uma dessas entidades, a eleger entre elas, e em colaboração com as Subcomissões envolvidas no processo;
  • O número mínimo de entidades a considerar para que as Task Force fiquem ativas é 1;
  • As Task Force têm a duração limitada a 2 meses, com possibilidade de extensão por mais dois meses por aprovação das entidades participantes;
  • Os outputs de cada uma das Task Force serão posteriormente analisados e sujeitos a aprovação pela CT 197.

 

A demonstração de interesse em participar em alguma(s) das TFs deverá ser feita para o email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. , devendo fornecer-se a seguinte informação:

- Identificação da Entidade;

- Identificação do(s) recurso(s) a disponibilizar;

- Proposta de plano de trabalho, de acordo com os objetivos a definir.

 

 

 

 

 

 

Nos próximos dias 20 e 21 de Junho a CT197 irá organizar a Reunião Plenária do CEN/TC442. Esta reunião irá decorrer no Grande Auditório do LNEC e terá a participação de cerca de 509 participantes de toda a Europa. 

Nesta reunião irão ser discutidos os últimos avanços no âmbito da Normalização Europeia, fazendo-se um ponto de situação relativamente a cada um dos Grupos de Trabalho da co CEN/TC442.

No dia 20 de Junho ocorrerá ainda a reunião do Working Group 3 - Information Delivery Specifications.

A reunião será limitada a 3 participantes de cada Comissão Nacional.